VIII Jornada Pedagógica Ensino de Música na Escola

                                                                                            

            Ensino de Música e Inserção Profissional na Educação Básicadesafios formativos, práticas escolares e perspectivas de atuação

                                                                                                            05 e 06/08/2025

 

A Jornada Pedagógica Ensino de Música na Escola chega à sua oitava edição consolidando-se como um espaço formativo, reflexivo e colaborativo entre estudantes, professores da educação básica, pesquisadores e gestores da área da música e da educação. Nesta edição, o evento tem como tema central o “Ensino de Música e Inserção Profissional na Educação Básica: desafios formativos, práticas escolares e perspectivas de atuação”, abordando desafios formativos, práticas escolares e perspectivas de atuação docente. A proposta é promover o diálogo entre políticas públicas, formação docente e práticas musicais desenvolvidas em contextos escolares.

A programação inclui conferência, mesas redondas, comunicações orais e um curso de formação, além de apresentação artística, fortalecendo o compromisso do programa com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Como destaque, a Jornada integra o Seminário do PIBID de Música da UEFS e o componente curricular Estágio Supervisionado, do Curso de Licenciatura em Música da UEFS, ampliando a participação de licenciandos, supervisores e professores da rede básica de ensino em discussões que fortalecem a articulação entre teoria e prática na formação docente em música.

Mais Informações

Programação

Chamada de Trabalhos

                                                        Programação da apresentação de Trabalhos

Inscrições

Certificados

 
 
 

ANAIS: ISSN 3085-6329 – Publicação Online

Relação de trabalhos aprovados para a 8ª edição:

PDF – Canto Coral como prática formativa: experiência musical e social com estudantes do ensino médio

PDF – Ensino de Música e Inserção Profissional na Educação Básica: desafios formativos, práticas escolares e perspectivas de atuação

PDF – Oficina de violão na educação básica nos anos iniciais

PDF –  PIBID e a Iniciação à Docência: um relato de experiência de intervenção curricular no ensino de música em Feira de Santana/Ba.

PDF – Relato de experiência sobre a utilização de instrumentos construídos com materiais recicláveis para viabilizar aprendizagens musicais e a formação docente no âmbito do PIBID.

GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

© 2023