UMA PROPOSTA DE USO DA NOTAÇÃO MUSICAL COMO CONTEÚDO NO ENSINO MÉDIO

Comunicação no XXII Congresso Nacional da ABEM em 2015.

Escrito por: Robson Cardoso.

Resumo: O presente trabalho relata uma experiência de utilização da notação musical como conteúdo para aulas de música na Educação Básica desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)1 dentro do Subprojeto Musicando a Escola da Universidade Estadual de Feira de Santana. As atividades foram realizadas em uma turma de 1º ano do Ensino Médio do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CEIAC). O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizagens musicais significativas, a partir de atividades práticas e mediadas pelos conhecimentos sobre notação musical. Para realizar as atividades, os conteúdos de notação musical foram adaptados a realidade discente e as necessidades do processo de aprendizagem em questão. Incialmente foram realizadas atividades práticas de criação e execução musical usando notação não convencional e instrumentos musicais construídos com materiais reaproveitáveis. Posteriormente, os conteúdos de notação convencional foram sendo apresentados à medida que eram necessários para viabilizar as atividades práticas propostas. Como resultado, os estudantes apreenderam os conceitos base da grafia tradicional, conhecimento que pode ser útil a uma possível continuidade nos estudos em música.

Palavras chave: Notação musical, Ensino Médio, Documentos educacionais oficiais

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GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

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