TUMPÁ: A CRIAÇÃO DE UM RECURSO DIGITAL PARA O ENSINO DE MÚSICA

Artur Araújo Silva, 2017.

Resumo: Este trabalho apresenta os processos de criação do recurso TumPá, um canal de vídeos musicais no Youtube voltado para prática da percussão corporal e vocal. Primeiramente são descritos as motivações por trás do desenvolvimento da ferramenta, sua contextualização histórica e a justificativa pela escolha do seu formato como videoaula em uma plataforma online. Também são abordados conceitos sobre tecnologia e o usos de recursos digitais em música, principalmente na educação musical, partindo da intenção de criar um dialogo sobre as tecnologias enquanto recurso em aulas de música. São feitas colocações sobre a plataforma de vídeos Youtube, descrevendo seu funcionamento e sua importância como espaço de produção de conteúdo online. Além disso, apresentamos suas características como uma rede social de compartilhamento e troca de informações e considerações são feitas sobre o seu valor como ferramenta educacional. Apresenta-se uma discussão sobre os aspectos que permeiam o uso da percussão corporal como
recurso na educação musical, explorando os conceito de música corporal, diretamente
relacionado as suas práticas no ensino-aprendizagem de música. São apresentados os dados coletados na pesquisa de campo e é feita uma descrição dos processos envolvendo os instrumentos utilizados nesta coleta. Uma análise do ambiente de ensino onde essa pesquisa se insere é descrita e são traçados comentários sobre os resultados alcançados. Por fim, são abordados os processo de criação e produção do recurso TumPá, bem como suas funcionalidades e aplicações como recurso voltado para o ensino-aprendizagem de música.

Palavras-chave: Educação musical; tecnologia em música; recurso digital; música corporal.

Link para acesso

GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

© 2023