REPOSITÓRIO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS MUSICAISPARA ALUNOS SURDOS NAS AULAS DE MÚSICA NA ESCOLA

Haryany Lima Santos, 2018.

Resumo: Os objetivos deste trabalho são reunir dados/informações com o propósito de organizar um repositório contendo atividades, recursos e materiais de apoio que possam auxiliar no ensino de música na escola diante de turmas mistas, com alunos surdos e ouvintes, e contribuir também com a formação docente voltada para essa realidade. Para facilitar a compreensão da relação do surdo com a música, a revisão bibliográfica foi estruturada em cinco subtópicos: 1) Concepção de deficiência (Decreto no 3.298, de 1999; DINIZ, 2007;
WERNECK, 2004); 2) Conhecendo o Surdo e sua Língua (LOURENÇO, 2013; GESSER,
2009; QUADROS, 2004; GREMION, 1998; SILVA, 2007; TROBEL, 2011; LIMA et al, 2014); 3) O Surdo e a Música (ARAÚJO, 2017; HAGUIARA-CERVELLINE, 2003; SILVA, 2007); 4) Políticas Educacionais para Alunos Surdos (Leis, Diretrizes e Resolução que asseguram a inclusão de surdos na escola); 5) Inclusão do Aluno Surdo nas Aulas de Música na Escola (Lei 11.769/2008; Lei 13.278/2016; HADDAD, 2008; ABRAMO, 2012; LOURO, 2012; FERREIRA, 2011; FINCK, 2009; KUNTZE, 2014; SILVA, 2007). Metodologicamente, foi feito um levantamento de produções científicas com relatos de atividades, estratégias e metodologias de inclusão para alunos surdos nas aulas de música na escola às quais oportunizaram a elaboração do repositório de atividades contendo tópicos como a descrição da atividade, repertório, conteúdo, objetivos, autoria, entre outros. Como resultados, foi possível a elaboração do repositório com atividades, metodologias, conteúdos, com fácil acessibilidade.

Palavras chave: Surdo, Inclusão, Repositório de Atividades, Educação Musical.

Link para acesso

GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

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