PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS ESCOLARES: DESAFIOS DA TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO

Comunicação no 6º Nas Nuvens…Congresso de Música em 2020.

Escrito por: Simone Marques Braga, Michal Siviero Figueredo, Vinicius Borges Amaro e Lais de Souza Silva.

Resumo:O presente trabalho apresenta duas pesquisas em desenvolvimento que tem em comum investigar a transição do ensino de música na escola, realizado presencialmente para a sua realização de forma remota. Inicialmente, o texto apresenta considerações sobre o ensino de música na escola (PENNA, 2010; SOUZA et al, 2017; SANTOS, 2017), seguido das apresentações específicas de cada pesquisa. Como resultados parciais, verifica-se que o aprendizado tecnológico e comunicacional exigido pelas aulas não presenciais traz benefícios variados, como o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas e de pesquisa podendo contribuir para o desenvolvimento da autonomia e cooperação dos estudantes. Por outro lado, esses conhecimentos novos, como os relacionados à filmagem e edição de vídeos, por exemplo, além de impactar fortemente as criações/produções artísticas, podem demandar mais tempo e disposição por parte dos envolvidos, daí a importância de processos cada vez mais colaborativos.

Palavras-chave: Ensino remoto. Música. Pesquisa.

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GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

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