Comunicação no XVI Encontro regional nordeste da ABEM em 2022.
Escrito por: Débora Rodrigues Silva Britto, Wellington Nonato dos Santos, Paulo Roberto Simões Torres e Simone Marques Braga.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar três performances musicais
virtuais desenvolvidas no formato de websérie e propostas por estudantes de graduação
enquanto bolsistas de extensão. As webséries vinculadas ao Programa de Extensão de
Formação e Práticas Performáticas Musicais, e disponibilizadas nas redes sociais, além de
possibilitar o desenvolvimento de habilidades performáticas musicais e de gestão de
apresentação, mostraram-se ser um incentivo para o desenvolvimento de habilidades
relacionadas à formação inicial de professores de música, conforme a discussão
apresentada, tendo como apoio autores como SLOBODA (2008), ALBANO DE LIMA (2020),
RAY (2020) e CUERVO et al (2019). Como resultados nota-se que os conhecimentos
adquiridos e potencializados pelos bolsistas abriram novos caminhos e possibilidades para a
sua formação inicial, além de agregar também valores e conhecimentos sobre a cultura local,
que podem ser explorados durante e depois da graduação.
Palavras-chave: Formação inicial, performance musical, virtualidade.