Maria Vanessa Brito Oliveira, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa que tem como objetivo geral verificar as contribuições da percussão para uma formação mais ampla de professores de Música e como se dá essa prática. Metodologicamente, foi realizado um estudo de caso sendo aplicado questionário para uma amostra composta por professores licenciados em Música, atuantes na Educação Básica. Utilizamos como referencial teórico autores que falam sobre a importância da percussão na formação de professores e do ritmo na Educação Musical (ZAGONEL, 1984; MATEIRO; SCHMIDT, 2016; BRAGA et al, 2015; BRAGA, 2019). Como resultado, pudemos concluir que a percussão, por envolver o ritmo, é uma atividade de muita importância para o ensino de Música na escola e de grande prestígio entre os estudantes. Pôde-se perceber que ela está inserida na prática pedagógica dos professores participantes da pesquisa por meio do uso da percussão corporal e de instrumentos percussivos disponíveis nas escolas. A inserção da percussão nessas práticas pôde estar presente devido ao contato desses professores com a percussão em seu processo de formação inicial, através de atividades de ensino e/ou de extensão, pelos recursos disponíveis nas escolas e/ou pela boa aceitação e receptividade dos
alunos, já que estes são o público-alvo do processo de ensino e aprendizagem musical do contexto investigado.
Palavras-chave: Educação Musical. Formação de professores. Percussão.