Vanessa Victória Silva Pereira, 2021.
Resumo: Apesar de o piano ser um instrumento notoriamente conhecido e utilizado mundo afora, percebe-se a existência de estereótipos em torno do instrumento, a exemplo de uma associação a classes sociais materialmente privilegiadas, repertório restrito ao universo da música erudita europeia; e intelectualismo levando a convenções adotadas, a exemplo da performance. Para isso, foi necessário investigar de que forma a proposta performática pianística, agregada a outras artes e a um repertório popular, pode influenciar na popularização do instrumento junto aos pianistas participantes da ação extensionista Piano a 4 Artes, pertencente ao Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicais (PERFORMA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Essa pesquisa trata-se de um estudo de caso sobre a execução do plano de trabalho “Popularizando o Piano através da Música Popular”. Como considerações finais é importante frisar que propostas performáticas diferenciadas não são necessariamente excludentes das que já existem ou daquelas que são utilizadas há anos, mas são apenas outras formas de pensar e manifestar a linguagem musical, que poderá fomentar a popularização do instrumento junto aos pianistas. Nesse sentido, torna-se notória a importância de promover discussões acerca do tema, a fim de provocar reflexões sobre a acessibilidade ao piano e desmistificar os estereótipos que ainda envolvem o instrumento, de forma que o instrumento se torne cada vez mais acessível à sociedade.
Palavras-chave: Integração das artes; Performance; Piano.