O CANTO COLETIVO NAS ESCOLAS DO PIBID DE MÚSICA

Larissa de Carvalho Gonçalves, 2018.

Resumo: O presente trabalho, que contou com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), tem como proposta apresentar uma pesquisa que busca investigar a abordagem do canto coletivo junto às práticas pedagógicas desenvolvidas pelos ex-bolsistas do Subprojeto Musicando a Escola, na atuação em cinco escolas públicas de Feira de Santana, parceiras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Assim, a questão problema é verificar como foi trabalhado o canto coletivo nas escolas, por isso o objetivo principal foi investigar as formas em que foram contempladas atividades que envolveram o canto coletivo. Como objetivos específicos buscou-se identificar os recursos disponíveis para as aulas; conhecer o repertório utilizado; conhecer e descrever as atividades práticas de canto coletivo; verificar as dificuldades, desafios e habilidades docentes necessárias para desenvolver a prática do canto em sala. Como referencial teórico foram utilizados alguns autores e documentos da área de música e áreas afins, a exemplo, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) e Braga (2014), que ressaltam a importância da voz cantada como uma ferramenta eficiente para promover a prática musical; Figueiredo (2005), Schmiti (2003) e Andrade (2009) que discutem os benefícios do canto para a aprendizagem musical. Metodologicamente, para a coleta dos dados foi desenvolvida entrevistas junto aos ex-bolsistas abordando sobre a condução das atividades com o canto coletivo. Os resultados alcançados permitiram identificar e analisar as atividades desenvolvidas contemplando o canto coletivo. Apesar de todos os ex-bolsistas terem contemplado, verificou-se diferenças na condução pedagógica devida à aproximação da atividade por parte dos mesmos, o que refletiu nos desafios, recursos, repertório e habilidades desenvolvidas. Em relação aos estudantes, pode-se concluir que o canto coletivo contribuiu para o desenvolvimento da ampliação do repertório dos mesmos, melhora na afinação, desenvolvimento da percepção e da conscientização corporal, ao possibilitar perceber a música que está dentro de cada indivíduo, o conhecimento de si mesmo relacionado aos sons externos (sons estes intrínsecos e particulares), que favoreceu a manipulação da música ao seu redor, ao viabilizar o crescimento musical de cada um apontando para a necessidade do desenvolvimento desta atividade na escola.

Palavras-chave: Aula de Música; Canto Coletivo; PIBID.

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GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

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