MUSICALIZAÇÃO: REFLETIR, SIGNIFICAR E COMPREENDER SEU ESPAÇO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Amós Weslley Gonçalves Oliveira, 2017.

Resumo: Musicalização é um tema muito comum e presente no cotidiano e nas práticas pedagógicas dos professores de música, seja em espaços formais ou não-formais de ensino. Porém, entender o que é musicalização requer uma reflexão que muitas vezes não está explícita nestas práticas: sua conceituação se perde pela falta de reflexões sobre seu significado. Logo, esta pesquisa procura se debruçar sobre o tema da musicalização, ao buscar entender o conceito que se tem na teoria e na prática. Seu objetivo geral é investigar a musicalização e seus processos no âmbito da educação básica no ensino médio, a partir de atividades realizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Música da UEFS. Este trabalho está fundamentado nas reflexões e pesquisas de autores como Arroyo (1999), Penna (1990), Cristal (2015), Hummes (2004) e Queiroz (2004). Esta investigação, de caráter qualitativo (GODOY, 1995), traz uma abordagem de estudos de casos múltiplos, tendo como amostra os bolsistas de iniciação à docência vinculados ao Subprojeto de Música da UEFS, que atuam em duas escolas parceiras que ofertam o conteúdo música no ensino médio através do programa. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semiestruturada (MANZINI, 2004) realizada com perguntas organizadas num roteiro pré-estabelecido. Dentre os resultados alcançados, realizamos um registro de como o processo de musicalização acontece no PIBID de Música da UEFS, no âmbito do ensino médio, trazendo à tona as vozes dos bolsistas do programa e as atividades que realizam. Também desenvolvemos uma conceituação do tema, abordando não apenas a teoria, mas também a práxis da musicalização neste contexto.

Palavras-chave: educação básica, ensino médio, musicalização.

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GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

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