MÚSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO COMPROVATIVO NOS MUNICÍPIOS DE FEIRA DE SANTANA-BA E SOBRAL-CE

Artigo publicado no Periódico “Diálogos Sonoros”, 2022.

Escrito por: João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Bruno Westermann e Simone Marques Braga.

Resumo: Este artigo relata uma ação de pesquisa que teve como objetivo principal elaborar um levantamento comparativo em torno das características e condições do ensino de Arte/Música nas escolas públicas das cidades de Feira de Santana (BA) e de Sobral (CE). Os objetivos específicos visaram mapear as iniciativas de ensino de música nas redes públicas dos dois municípios e; verificar as condições físicas e humanas para o desenvolvimento de práticas musicais curriculares nas escolas. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, o qual foi aplicado com os docentes de Arte de ambas as cidades, tendo uma amostra reduzida devido às dificuldades de coleta ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Ainda assim, a análise comparativa das respostas obtidas permitiu levantar hipóteses que podem nortear pesquisas futuras, relativas ao espaço da Arte na organização dos currículos na Educação Básica e nos Projetos Pedagógicos das Escolas; à falta de formação adequada dos professores e professoras que atuam nesses componentes curriculares e; a demanda por formação continuada em Música.

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GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

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