Artigo na “Revista Extensão” v.8, p.201-210, 2015.
Escrito por: Robson da Silva Cardoso.
Resumo: O presente trabalho relata uma experiência de utilização da notação musical como conteúdo do componente curricular Arte, durante atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)22, vinculado ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Feira de Santana. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizagens musicais através da criação e prática musical mediada pela partitura. A metodologia empregada buscou a adaptação dos conteúdos à realidade discente bem como o foco nas atividades práticas. Buscou-se levar os estudantes à compreensão dos princípios básicos na notação tradicional através da criação musical e da notação não convencional. As atividades práticas foram viabilizadas por meio da construção de instrumentos musicais com materiais reaproveitáveis realizada durante as intervenções didáticas. Como resultado, os estudantes conseguiram apreender os princípios básicos da notação musical tradicional, além de terem desenvolvido habilidades de execução e criação musical. Conclui-se que o momento atual da Educação Musical demanda constantes questionamentos e transformações nas práticas estabelecidas visando melhorar e consolidar o ensino de música na escola básica.
Palavras-chave: educação musical. educação básica. notação musical. ensino médio.