Licenciada em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialista em Musicoterapia (Faculdade ALPHA – Recife), Especialista em Cuidados Integrativos (Hospital Sírio Libanês) e estudante de Psicologia (UNEX).Possui dois cursos interrompidos no 6 semestre: Bacharelado em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Nordeste (STBNe) e Bacharelado em Instrumento de Orquestra pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Caroline tem 16 anos de docência nas áreas de Educação Básica, Educação Básica Especial e Educação Musical Especializada com alunos entre crianças, jovens e adultos. NA MUSICOTERAPIA: Atua como musicoterapeuta no Espaço Terapêutico TO com a Mi com Transtornos do Neurodesenvolvimento Infantil; Também atende em consultório particular adultos nas demandas: AVC (Acidente Vascular Cerebral), PCDs (Pessoas com Deficiências), Alzheimer e Parkinson.
Tem trabalhos publicados na área de ensino musical online e realizou palestras sobre Musicoterapia; também faz parte do NIEVS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidade e Saúde da UEFS).
Doutora em Música – Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2018). Bacharel em Musica (habilitação Regência Coral) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), Especialista em Educação a Distância pela PUCRS (2012) e Mestre em Música – Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2014). Foi tutora do curso de Licenciatura em Música – modalidade a distância da UFRGS (PROLICENMUS/2008-2012) e desde este período é integrante da equipe de pesquisa e desenvolvimento de materiais para o ensino de teclado através da educação a distância.
Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) nas áreas de Regência, Canto Coral e Educação Musical; Coordenadora do Colegiado do Curso e Coordenadora do Projeto de Extensão Sons e Teclas na UEFS. Atuou como coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto Artes/Música nos Editais 2018 e 2020.
Profª Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, em 2017; mestre pelo mesmo programa em 2011; licenciada em Música pela Universidade Católica do Salvador em 1988, e em Geografia pela Universidade Federal da Bahia em 1973. Pós-graduada em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música, em 1989.
Professora assistente na Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: contemporaneidade, formação de professores, educação musical, arte e conhecimento, regência coral e cultura popular.
Mestra em Artes pelo Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) da Universidade Federal da Bahia (2022), Licenciada em Música pela Universidade Federal da Bahia (2000). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Estudos em Pós – Graduação Olga Metting (2002). Atua como Professora de Violão e Teoria da Música no curso Técnico em Instrumento Musical na Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia (desde 2002) e Professora de Música da Rede Municipal de Ensino de Salvador( desde 2001).
Possui Graduação em Licenciatura Plena em Música pela Universidade Estadual do Ceará, Especialização em Educação Musical pela FaSouza e em Neuropsicologia pelo Unichristus com trabalho que contempla a relação Música e Memória. Atualmente é Professora de Música na educação básica nas prefeituras de Feira de Santana e Conceição do Jacuípe. Possui, também, experiência em tutoria no curso de Licenciatura em Música no Centro Universitário Claretiano, modalidade à distância. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música, educação musical, formação de professores de música, memória, neurociências, comportamento e aprendizagem.
Doutora em Educação Musical (UFBA), mestre em Educação Musical (UFBA), possui Especialização em Musicoterapia pela Faculdade CENSUPEG (2023), Metodologia da Didática do Ensino Superior pela Fundação Visconde de Cairu e em Arte Educação pela Faculdade São Luís de França; é graduada em Piano pela Universidade Católica do Salvador (1993). Atuou como Professora formadora no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (2011, 2013-2014) e como coordenadora de área do Subprojeto Musicando a Escola (PIBID de Música da UEFS) em 2014-2017.
Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana – BA (UEFS), atuando no curso de Licenciatura em Música (LICEMUS). É coordenadora do Grupo de Estudos Autorregulação de Aprendizagem Musical, pesquisadora do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (GecoM) e coordenadora de área do Subprojeto de Música (PIBID/UEFS). Atua principalmente nos temas: autorregulação da aprendizagem, ensino de piano e teclado (individual e coletivo), ensino de música na escola, cognição musical e psicologia da música. Também é Analista Universitário na unidade de gestão cultural da UEFS, Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes(1989), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (1995), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo(2000), pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas(2003) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas(2006). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Geral.
Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Música no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutoranda em Regência pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Regência pela UFBA (2015). Especialização em Metodologia do Ensino das Artes, pela FACINTER (2011). Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia, com ênfase em Regência (2006).
Atual Diretora do Departamento de Letras e Artes da UEFS. Coordena o Programa de Extensão Sons da UEFS onde atua também como regente do Coral da UEFS. Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música, com a pesquisa voltada para a Formação do Professor de Música. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC).
Coordenou o Programa Música na Escola da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, que engloba o ensino de música através do Canto Coral, Orquestra e Fanfarras e Regente da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil Princesa do Sertão. Foi Diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UEFS, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da UEFS e do Curso de Licenciatura em ARTES PARFOR/PROFORMA/UEFS. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Regência, atuando principalmente nos seguintes temas: regência, regência coral e de grupo instrumental, ensino coletivo de instrumentos, educação musical, piano e música popular.
Profª. Dra (UEFS) Possui Doutorado em Educação Musical (UFBA – 2014), Mestrado em Educação Musical (UFBA – 2009), Especialização em Regência Coral e Docência Superior (UNASP/Centro Universitário – 2006), Especialização em Artes (UNEB/IAT – 2004), Licenciatura em Educação Artística (Hab. Em Musica – Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário -1996) e Bacharelado em Piano (Habilitação em Piano – Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário-1994). Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, atua junto ao Curso de Licenciatura em Música.
Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana, professora colaboradora no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música, atua principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores de música e de artes, ensino de música escolar, ensino de instrumentos (tutorial e coletivo), performance musical, educação a distância e interdisciplinaridade em Artes.
Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2014), mestre em educação Musical (2010) e Bacharel em Instrumento violoncelo (2004) pela mesma universidade.
Professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), responsável pelos componentes Prática de Conjunto, Prática de Orquestra e Estágio Supervisionado. É líder do Sonoridades – Grupo de Pesquisa em Música, onde desenvolve o projeto de pesquisa: Propostas Pedagógicas para o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais. Coordena o Programa de Extensão Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais da UEFS e a Orquestra Sinfônica da UEFS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em educação musical e execução musical, atuando nos seguintes temas: formação de professores, cognição musical, performance musical, ensino coletivo de instrumentos musicais, ensino de cordas friccionadas, formação e criação de grupos musicais.
Professor de Composição e Estruturação Musical da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Bacharel, mestre e doutor em composição musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Como compositor, colaborou com grupos como OSUFBA (Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia), Camará Ensemble, Abstrai Ensemble, Percantus, Janela Brasileira, Quarteto Radamés Gnattali, e junto a Grupo Quiáltera, com Pedro Lyra e Vitor Rios, atuou na direção e criação da trilha musical do espetáculo teatral infanto-juvenil A Gema do Ovo da Ema (2008), indicado ao Prêmio Brasken de Teatro (2008) como melhor espetáculo da categoria. Participou da composição musical feita para o documentário Nanook do Norte, que foi executada ao vivo pelo grupo Nanook Ensemble, na abertura do Primeiro Festival de Documentários de Cachoeira, em 2010, e no I Seminário Internacional Ouvir o Documentário (música, vozes e ruídos), em 2012, sob regência do maestro José Maurício Brandão.
É membro da OCA – Oficina de Composição Agora, regente e conselheiro artístico do Camará Ensemble. É membro dos grupos de pesquisa Composição e Cultura, Diáspora, ECIM – Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais e Gecom – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.
Graduando licenciatura em Musica na universidade estadual de Feira de Santana (UEFS), bolsista parcial da ação extensionista Piano a 4 artes, participou do Programa de Produtividade e Alta Performance.
Graduando em Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Feira de Santana. Encontra-se como ex-bolsista de iniciação tecnológica CNPq (PIBITI) e membro do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música. Atuou como bolsista de extensão no projeto de extensão Sons e Teclas na UEFS e como membro em outras Ações Extensionista como: Jam na UEFS e Piano a 4 artes. Ambos fazem parte do PERFORMA: Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicais, vinculado à Pró-reitoria de Extensão da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana.
Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009). Atualmente é técnico universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Sistemas de Informações Geográficas – SIG, atuando principalmente nos seguintes temas: índice de desenvolvimento humano – idh, educação, dinâmica territorial, novas tecnologias e semi-árido. Graduando em Licenciatura em Musica na Universidade Estadual de Feira de Santana, participa como pianista e tecladista voluntario dos Grupos de Extensao Piano a 4 Artes e JAM, dentro do PERFORMA: Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicai, vinculado à Pró-reitoria de Extensão da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana.
Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (2003) e especialização em “Mídias na Educação” pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(2013). Desde 2007 atua como professor efetivo de música da Rede Municipal de Educação em Salvador. Atuou como supervisor de bolsistas no PIBID-MÚSICA/UFBA entre 2012 e 2017. É pesquisador do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música da UEFS e Mestrando em Música pelo PROF-ARTES/UFBa. Tem vasta experiência na área de Música, atuando principalmente com educação musical no ensino fundamental e como regente de grupos e corais em escolas, publicas e particulares, instituições religiosas e ONGs (desde 1996).
Estudante do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana. Fez parte do Curso Livre de Música pelo Centro Universitário de Cultura e Arte entre 2017-2019, onde estudou Violão Clássico e Teoria Musical. Fez parte do TOCA (Teatro de Oficina do CUCA) no período de 2018-2019. Foi bolsista do PIBID 2020-2022, subprojeto Artes/Música da UEFS e PROBIC 2022-2023, desenvolvendo pesquisa voltada para formação inicial docente.
Atualmente é bolsista FAPESB/CNPq, integrante do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (GECOM), vinculada ao projeto de pesquisa “Feira de Santana e o ensino de música escolar na perspectiva dos professores”. Faz parte do Grupo Vocal Licemus.
Graduando do Curso de Licenciatura em Música, pelo Departamento de Letras e Artes na Universidade Estadual de Feira de Santana-BA. Tem experiência na área de desenvolvimento de Projetos pedagógicos musicais na Escola. Atuou como bolsista no Programa de Iniciação Cientifica de 2019 até 2022 desenvolvendo pesquisas voltadas a educação e práticas musicais. Atualmente, desenvolve atividade no PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA EXTENSÃO (PIBEX) com o plano “JAM PERFORMA: música em todos os cantos “.
Graduanda em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Faz parte da ação extensionista Piano a 4 artes, pertencente ao PERFORMA: Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicais, coordenado pela Profa. Dra. Simone Braga, como pianista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, atividades de formação e docência.
Estudante do curso de licenciatura em Música da UEFS. Já foi bolsista do IC, Probic, pesquisando e dando continuidade ao tema: Músicas indígenas, cantos e toantes, identidade sonora com profa. Rosa Eugênia. Pertenceu ao projeto de extensão sons da UEFS.
Possui graduação em Farmácia (1993) e em Farmácia Bioquímica – Análises Clínicas e Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1996). Além disso, possui Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e é Especialista em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia (2004). Licencianda em Música pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) desde 2021. Atualmente, ocupa o cargo de professora titular no Colégio Estadual Thales de Azevedo. Sua experiência na área de Educação inclui atuação na disciplina de Química desde o ano 2000, bem como o desempenho como professora em um componente curricular eletivo de Música desde 2021. Além disso, possui experiência na área de Farmácia, com foco no Comércio Varejista.
GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.
© 2023