GIRAFA MATILDE: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E O DESENHOANIMADO COMO RECURSOS PARA O ENSINO DE FLAUTA DOCE

Caroline dos Santos Lopes, 2016.

Resumo: Girafa Matilde é um projeto piloto de uma série de episódios audiovisuais a serem produzidos com o intuito de auxiliar professores de música no ensino de flauta doce, direcionado para crianças a partir de sete anos. Para a construção da referida série foram utilizados como fundamentos teóricos o Modelo C.(L)A.(S)P de Keith Swanwick (1979) e as considerações de autores como Del-Ben (2000), Surrell (2009), Bettelheim (1990), Montanaro (2010), Piaget (1976) e Vigotski (2009). Na produção dos episódios apresentados neste trabalho, tais fundamentos foram agregados nas seguintes categorias: 1) psicologia do desenvolvimento; 2) desenho animado; 3) contação de história; 4) ensino de instrumento; 5) uso do audiovisual em sala de aula. Os episódios são acompanhados de um Guia Didático, ao qual apresenta sugestões complementares de atividades teórico-práticas musicais para que os estudantes assimilem melhor os conteúdos apresentados. O exposto trabalho foi avaliado por professores de flauta doce e pela própria autora, diagnosticando pontos positivos e negativos dos episódios para que futuramente sejam melhorados e ampliados na produção da série.

Palavras-chave: Ensino de Flauta Doce, Audiovisual, Desenho Animado e Contação de
Histórias.

Link de acesso

GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

© 2023