Gilmar de Souza Araújo, 2017.
Resumo: O objetivo principal dessa pesquisa é verificar os desafios e as estratégias
pedagógicas adotadas pelos bolsistas do Subprojeto Musicando a Escola, pertencente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), ao se depararem com turmas mistas com alunos surdos e ouvintes, em aulas de música na escola. A partir de algumas Diretrizes e Bases da Educação (1996), Decreto de Salamanca (1994), além de argumentações de autores como Lyn (1980), Souza (2008), Figueiredo (2010), Lourenço (2013) e Finck (2015), a investigação discute questões referentes a cultura surda e políticas públicas educacionais envolvendo inclusão e ensino de música na escola. Através de estudo de casos múltiplos, foram entrevistados sujeitos envolvidos no Subprojeto e a gestão do Centro Integrado de Educação Professor Joselito Amorim, campo da presente investigação. Como resultado, percebe-se que os desafios dos bolsistas oportunizaram a construção de estratégias pedagógicas, que foram surgindo da prática docente ao longo do desenvolvimento do subprojeto. Tais estratégias servirão de base teórica para trabalhos futuros, visando ampliar tudo aquilo que foi positivo para o ensino de música na escola, envolvendo surdez, visto que, entende-se como um dos grandes desafios do século XXI, trabalhar a diversidade, tão presente no ambiente escolar.
Palavras-chaves: Educação Musical, Inclusão, Libras