EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O CURSO DE PIANO DA ESCOLA VILA DAS ARTES

Alan Silva de Souza, 2024.

Resumo: Para um professor de instrumento musical que atua em contextos educacionais variados, é perceptível o aumento de estudantes com algum tipo de deficiência que demonstram interesse na aprendizagem de um instrumento. Desta forma, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta quatro adaptações pedagógicas que foram desenvolvidas para uma estudante com Síndrome de Sturge–Weber para o ensino de piano na escola Vila das Artes. Para o desenvolvimento dessas adaptações, o trabalho debruçou nos argumentos de alguns autores da área (Aranha, 2001; Coll, 2004; Louro, 2006; Moura, 2019; Tudissaki, 2014), em alguns documentos e na legislação (Brasil, 2015). Como objetivo geral buscou fazer uma análise dessas quatro adaptações pedagógicas feitas nas aulas de piano, e como resultado verifica-se que estas adaptações atenderam as demandas próprias da síndrome de Sturge-Weber, pois consideraram as limitações cognitivas e motoras da estudante.

Palavras-chave: Adaptações Pedagógicas; Educação Musical Inclusiva; Ensino; Piano;
Síndrome de Sturge-Weber

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GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

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