Wellington Nonato dos Santos, 2024.
Resumo: Tendo em vista que no período da pandemia de Covid-19 várias atividades migraram do formato presencial para o virtual, assim também aconteceu com a performance intitulada Bemol saltitante, um ratinho ao piano, realizada pela ação extensionista Piano a 4 Artes, pertencente ao Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicais da Universidade Estadual de Feira de Santana. Do formato presencial, pensado para ser realizado em escolas feirenses, a performance passou a ser realizada no formato virtual, distribuída em plataformas digitais. Essa transição não foi um processo fácil, o que justifica a necessidade de investigar de que forma ela foi feita, de modo a entender como a passagem ocorreu entre tais formatos. Assim, o presente trabalho trata-se de um estudo de caso sobre esse recorte específico, identificando os desafios desse processo, mapeando diferenças entre o cenário performático real e o virtual e listando ferramentas utilizadas para a composição de produtos audiovisuais. Diante disso, a pesquisa realizada revelou desafios e diferenças significativas entre os dois cenários. A análise dos dados destacou obstáculos, como a sincronia na gravação entre tecladistas, resolvida pelo uso do metrônomo. A ausência de interação imediata e feedback do público na performance gravada foi uma preocupação para alguns, contrastando com a sensação de insegurança percebida por outros mediante as performances presenciais. A pesquisa também ressaltou a importância da tecnologia, com o uso de smartphones e softwares de edição audiovisual. Além disso, a distribuição online ampliou o alcance global da performance no ambiente virtual, superando as limitações geográficas do presencial. Entre os participantes da amostra, a preferência pelo tipo de formato da performance foi variada, destacando-se a interação no formato presencial e a versatilidade no formato virtual. Conclui-se que investigações futuras podem aprofundar a compreensão das transições performáticas e suas dinâmicas, reconhecendo suas particularidades e contribuindo para um entendimento mais amplo das transições entre o presencial e o virtual.
Palavras-chave: performance; performance pianística; performance em ambiente virtual;
tecnologia.