Pôster no XXII Congresso Nacional da ABEM em 2015.
Escrito por: Robson Cardoso e Andeson Cleomar.
Resumo: O presente trabalho visa apresentar duas propostas de investigação, abordando o uso das tecnologias digitais e a diversidade cultural nas aulas de música na escola. As propostas se inserem em uma pesquisa que está sendo realizada na cidade de Feira de Santana, sobre práticas musicais escolares locais. O locus são as escolas da rede pública da cidade pertencentes a rede municipal e estadual de ensino. A pesquisa tem como objetivo principal mapear iniciativas do ensino de música na rede pública local e investigar práticas pedagógicas musicais desenvolvidas pelo PIBID. Será utilizada uma metodologia de caráter qualiquantitativo, através da aplicação de questionários e observação de aulas de música. A partir das investigações busca-se auxiliar o uso das TIC’s pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), além de viabilizar uma nova reflexão ao ensino e aprendizagem de música escolar. A análise de dados direcionará ações que podem contribuir para a implementação do ensino de música na educação básica no município.
Palavras chave: educação musical escolar, tecnologias digitais, diversidade cultural.