CANTO CORAL NA ESCOLA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL

Artigo no II Congresso Institucional de Canto Coral em 2020.

Escrito por: Rosinalva Fernandes dos Santos, Simone Marques Braga e Haryany Lima Santos.

Resumo: Sabemos que a música pode ser uma ferramenta de alto alcance no que diz respeito ao ser humano, pois ela é capaz de estabelecer conexões entre a mente e o corpo, ao influenciar no desenvolvimento de várias habilidades, ao ajudar de maneira efetiva a todos que tenham o contato com a mesma. Por isso se faz necessário a utilização desta como recurso pedagógico, inclusive como ferramenta de inclusão, capaz de
despertar e incluir crianças com necessidades especiais no convívio escolar. Sabe-se que a inclusão é prevista por Políticas Educacionais, mas a realidade das escolas brasileiras está a quem em relação a essa inclusão, que deve ser contemplada no Canto Coral nesse espaço, visto a sua importância para a musicalização (BRITO, 2003; PAREJO, 2011; SILVA, 2011). Assim, essa pesquisa tem por objetivo buscar estratégias pedagógicas musicais que devem ser desenvolvidas no Canto Coral na escola considerando incluir alunos com necessidades especiais e consequentemente auxiliar professores que atuam com essa
realidade. Sobre a revisão da literatura apresentada, trata-se de um recorte focando apenas a atividade Canto Coral. Como considerações parciais, a pesquisa tem contribuído de forma significativa para a minha formação, possibilitando aprender através de leituras e conhecimento de autores sobre a inclusão e o desenvolvimento do Canto Coral na escola.

Palavras-chave: Canto coral. Estratégias Pedagógico Musicais. Inclusão.

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GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

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