Camilo de Jesus Nascimento, 2024.
Resumo: Este trabalho busca analisar o processo envolvido na aprendizagem das peças
musicais dos músicos integrantes do Projeto de Extensão Piano a 4 Artes, o qual
pretende fomentar o aprendizado e difusão das práticas performáticas ao piano,
vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Está baseado na
Teoria Social Cognitiva, a partir do construto da Autorregulação da Aprendizagem.
Dessa maneira, visa compreender como os processos autorregulatórios influenciam
os estudos de piano do referido grupo. E, também, identificar quais as motivações,
sejam intrínsecas e/ou extrínsecas, que impulsionaram o aprendizado inicial, bem
como, a participação no Projeto. Neste sentido, avaliar e descrever como ocorrem as
práticas relacionadas ao aprendizado dos participantes, estabelecendo as
características do ambiente de estudo, as rotinas, descrevendo os caminhos
escolhidos, inclusive abordando em relação às dificuldades encontradas e os recursos
utilizados para solucioná-las. Conforme as respostas obtidas, foi possível estabelecer
que existem padrões de estudos e resolução de conflitos, demonstrando assim a
aplicação da Teoria estudada. Destaca-se, inclusive, o papel agêntico dos músicos
em relação ao aprendizado e, também, como a coletividade favorece possibilidades
de desenvolvimento.
Palavras-chave: autorregulação; educação musical; aprendizagem; piano;
performance.