Lucas Barbosa Silva, 2015.
Resumo: Nos anos de 2012 e 2013, a partir da atuação como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), foi desenvolvida a Abordagem da Integração das Artes. Elaborada no Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão Amorim, consistiu na integração da música a distintas modalidades da Arte, onde conteúdos musicais dialogaram com o Cinema, a Poesia, o Teatro, as Artes Visuais e a Dança. O objetivo desta abordagem foi promover um ensino de música mais significativo nas turmas do componente curricular Arte, com estudantes do 6° ano e da 8ª série do Ensino Fundamental II, ao considerar as especificidades dos mesmos, bem como, seu horizonte de expectativas e vivências musicais a partir do diálogo entre as modalidades artísticas supracitadas. Tratou-se de uma nova visão educativa elaborada pelo autor / pesquisador baseada nos pressupostos teóricos de educadores musicais distintos sobre o ensino de música ligado a outras modalidades artísticas (SCHAFER, 2011; IFARI, 2011; BERCHMANS, 2006; SANTA ROSA, 2006; GODINHO, 2006; ROMANELLI, 2009; EISENSTEIN, 2002) a fim de identificar as vantagens e possibilidades desta prática, ao favorecer o ensino de música escolar de forma holística e lúdica. Por ocasião da realização dos componentes curriculares Pesquisa Musical I, II e III, a experiência veio a se tornar objeto de investigação. Buscou-se verificar se é possivel trabalhar a música através da Integração das Artes no âmbito escolar em uma pesquisa de caráter qualitativo, através de estudos de casos múltiplos, ou seja, o estudo de cada turma assistida e o diálogo entre as artes resultantes. O produto final da abordagem foi editado em um video que serviu para a analise em três perspectivas: 1) do pesquisador / aplicador, por meio da observação participante; 2) da professora regente das turmas; 3) de juizes independentes, com experiência em diversas modalidades artísticas. O pesquisador e a professora regente ainda procederam com a análise do processo de ensino e aprendizagem na mediação das aulas que envolveram a abordagem desenvolvida. Como resultado, verificou-se que a educação musical através da Integração das Artes prepara o estudante como ser humano completo para perceber a música que está ao seu redor, utilizando-se de todo o seu aparato sensório motor e de todos os sentidos para canalizar o ensino de música. A integração também promoveu o entendimento e o respeito as diferenças de cada estudante, ao permitir que a seu tempo, pudesse florescer musicalmente.
Palavras-chave: Educação Básica, Educação Musical, Integração das Artes.