Andeson Cleomar dos Santos, 2017.
Resumo: Esta investigação tem por objetivo pesquisar de que forma a diversidade cultural está sendo abordada na formação inicial dos estudantes do Curso de Licenciatura em Música da
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e também se a mesma faz parte das práticas pedagógicas iniciais dos licenciandos, enquanto bolsistas nas escolas assistidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, que tem como instrumentos de coleta a aplicação de questionários, a análise da matriz curricular e de atividades acadêmicas do curso de Licenciatura em Música da UEFS. A investigação se apoia em alguns autores (PENNA, 2014; DAMATTA, 1981; LARAIA, 2001; ROCHA, 1988; e BORGES, 2010), leis e documentos a exemplo da Lei n° 11.645/08, Parecer CNE/CP 03 e Resolução CNE/CP 01/2004, entendendo a importância de se contemplar as culturas e histórias de matrizes africanas, afro-brasileiras e indígenas na formação inicial e atuação posterior na educação básica. Como considerações finais, nota-se que o curso de Licenciatura em Música da UEFS mostra-se preocupado com a formação de seus licenciandos na perspectiva da diversidade cultural, estando presente tanto na formação inicial dos estudantes como também na atuação inicial dos bolsistas do PIBID-Música da UEFS. No entanto, ao considerarmos os conhecimentos e saberes desenvolvidos no curso relacionados a cultura ocidental européia, a diversidade não é abordada de forma equilibrada, diante das necessidades de desenvolver uma educação igualitária culturalmente.
Palavras-chave: Diversidade Cultural, Formação Docente, Legislação.