A DIVERSIDADE CULTURAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS DO LICENCIANDO EM MÚSICA

Artigo no XIII Encontro Regional Nordeste da ABEM em 2016.

Escrito por: Andeson Cleomar Santos.

Resumo: Este artigo apresenta uma investigação em andamento que tem por objetivo investigar de que forma a diversidade cultural está sendo contemplada na formação inicial e nas práticas pedagógicas iniciais dos licenciandos do Curso de Música enquanto bolsistas nas escolas assistidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, que contempla a aplicação de questionários como ferramenta de coleta de dados, bem como a aplicação de entrevistas semie-struturada. A investigação se apoia na Lei n° 11.645/08, entendendo a importância de se contemplar as culturas e historias de matrizes afro-brasileiras e indígenas na formação inicial e atuação na educação básica. Como resultados encontrados, nota-se que os bolsistas estão atentos ao que diz respeito à diversidade cultura.

Palavras chave: Diversidade cultural, Legislação, Práticas Pedagógicas Musicais.

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GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

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