A CRIAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DO PIBID DE MÚSICA DA UEFS

Laís de Souza Silva, 2021.

Resumo: Visto a relevância da criação no ensino de música, tornando o indivíduo como participante ativo e autônomo no processo ensino e aprendizagem na educação musical, esta pesquisa teve o objetivo de investigar como a criação musical foi contemplada nas atividades desenvolvidas em quatro escolas, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), entre os anos de 2012 e 2018. A revisão bibliográfica apresenta autores que dão suporte à discussão sobre a criação musical e sua importância como prática pedagógica (MADALOZZO, 2015; BEINEKE; ZANETTA, 2014; FRANÇA; SWANWICK, 2002; FINCK, 2003). Com a metodologia de abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso, em que a coleta de dados consistiu na investigação do blog “Musicando a Escola” e na aplicação de questionário com questões abertas e entrevista semiestruturada. Por meio dos dados coletados foi possível observar a recorrência de atividades que objetivaram a criação a partir de três principais tipos de materiais: material sonoro qualquer, notação musical ou produção de letras. Essas práticas proporcionaram a inserção do aluno no ambiente criativo e favoreceram a manifestação de suas ideias musicais.

Palavras-chave: criação musical; educação musical; PIBID.

Link para acesso

GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

© 2023