PROJETOS

PerforMÚSICA: Experiências performáticas musicais na escola

A referida proposta performática intitulada por “A História de Bartolomeu Cristofori e o Primeiro Piano de Loly Amaro de Souza” é uma realização de um dos parceiros do Gecom, a ação extensionista Piano a 4 Artes, vinculado ao Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicais. A proposta tem por objetivo promover experiências musicais variadas em comunidades escolares locais. Para tanto, está levando a performance para escolas públicas locais através de uma história que conta a vida do inventor do piano e de como surgiu a ideia de sua construção. Através da contação de histórias, por meio da parceria com o Programa de Extensão Observatório de Contação de Histórias, a performance agrega a histórias um repertório eclético e momentos em que os estudantes são convidados a interagir através da exploração de um tapete musical e o próprio piano digital, utilizado na performance.
A partir da performance estão surgindo algumas pesquisas desenvolvidas por membros do Gecom, como verificar as sensações causadas nas crianças a partir dessa proposta performática.

Vale ressaltar, que a proposta conta com o apoio financeiro do Edital nº 03/2023 – Programa Interno de Auxílio Financeiro a Programas e Projetos de Extensão (PIAFPPEX) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), gerenciado pelo comitê avaliador do PIAFPPEX e da Pró-Reitoria de Extensão da UEFS (PROEX).

Equipe executora: Profas Simone Braga e Mônica Vasconcelos, Bolsista Pibex Dhaiane Souza (Piano a 4 Artes), Bolsista Will (Observatório de Contação de Histórias) e pianistas do P4A.

Feira de Santana e o ensino de música escolar na perspectiva dos professores

Essa proposta tem como principal objeto de investigação práticas pedagógicas musicais escolares desenvolvidas em Feira de Santana. Nos últimos anos, tais práticas estão sendo ampliadas de forma significativa. Todavia, quais são as suas principais características? Quais concepções, fundamentos ou princípios que servem de base para a sua construção? Há aspectos que as caracterizam como pertencentes ao contexto feirense? Sofrem ou sofreram alguma influência das ações desenvolvidas pelo curso de Licenciatura em Música da UEFS (Licemus)? Assim, como objetivo principal a pesquisa busca caracterizar essas práticas, tendo como objetivos específicos verificar desafios, concepções, fundamentos ou princípios norteadores e identificar a relação entre as práticas desenvolvidas com as ações desenvolvidas pelo Licemus. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com a adoção do estudo de caso, sendo utilizados como instrumentos de coleta questionário e entrevista semi-estruturada. Acredita-se que a iniciativa provocará impactos positivos no que se refere ao ensino de música na escola, pois irá favorecer um maior conhecimento do seu desenvolvimento neste espaço. Esse processo de conhecimento trará benefícios para o ensino de música nesse contexto, que perpassa desde a sistematização à socialização das práticas investigadas, além de auxiliar na formação inicial e continuada voltada para esse espaço.

A pesquisa foi contemplada no Edital interno da UEFS – 001/2022 para Auxílio Financeiro a Projetos de Pesquisa e Inovação.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Simone Marques Braga – Coordenador / Rosa Eugênia Villas Boas – Integrante / Caroline Lopes – Integrante / Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos – Integrante / Vinicius Amaro Borges – Integrante.

Música na Escola: Investigando Práticas Pedagógicas Musicais

Trata-se de um estudo multicêntrico, envolvendo dois centros de pesquisa (UEFS e UFC), que tem tem por objetivo mapear e analisar práticas pedagógico-musicais curriculares realizadas na rede pública em duas cidades brasileiras: Feira de Santana (BA) e Sobral (CE).

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Simone Marques Braga – Coordenador / Bruno Westermann – Integrante / João Emanoel A. Benvenuto – Integrante / Tiago de Quadros Maia Carvalho – Integrante / Andeson Cleomar dos Santos – Integrante / Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos – Integrante / Haryany Lima – Integrante / Aaron Roberto de Mello Lopes – Integrante / Josinaldo Gomes Batista – Integrante / Larissa Gonçalves da Silva – Integrante.

GECOM – Grupo Estudos Contemporâneos em Música.

© 2023