Comunicação no XV Encontro Regional Nordeste da ABEM em 2020.
Escrito por: Lais de Souza Silva, Paulo Roberto Simões Torres e Simone Marques Braga.
Resumo: Esse artigo tem por objetivo apresentar três investigações que dialogam com a formação e a atuação de professores de música no contexto escolar, desenvolvidas por membros do Grupo Estudos Contemporâneos em Música, vinculado ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana. Metodologicamente, apesar de envolverem campos de investigação próximos, se diferem nos instrumentos e na forma de coletar os dados como o uso de entrevistas, questionários e roda de conversa. Ao considerar o diálogo entre as três investigações, o conjunto de resultados alcançados em ambas demonstram que pesquisas impulsionadas em grupos, favorecem não apenas a aproximação entre pesquisa com o mundo real, mas também aproximam essa atividade com a comunidade, o que permite desenvolver uma socialização diferenciada dos produtos e conhecimentos gerados.
Palavras-chave: atuação e formação docente; grupo de pesquisa; música na escola.