Rosinalva Fernandes do Santos, 2021.
Resumo: Sabe-se que a inclusão é prevista por Políticas Educacionais (Lei No 10.172/01, 2002; Lei No 10.436/02; Lei no 12.764/12), mas a realidade das escolas brasileiras está aquém em relação a essa inclusão, que deve ser contemplada no Canto Coral nesse espaço, visto a sua importância para a musicalização (BRITO, 2003; PAREJO, 2011; SILVA, 2011). Partindo desse
pressuposto, esse trabalho tem por objetivo pesquisar estratégias pedagógicas musicais que podem ser desenvolvidas no Canto Coral na escola, considerando incluir alunos com deficiência e com transtornos de aprendizagem e, consequentemente auxiliar professores que atuam com essa realidade. A partir desse objetivo foi realizada a identificação de algumas atividades no repositório “Atividades Pedagógicas Musicais para Alunos Surdos nas Aulas de Música na Escola”, elaborado por Haryany Lima Santos (2018) que poderão ser desenvolvidas nas aulas de Canto Coral do Programa Música na Escola, na cidade de Feira de Santana. Como
considerações finais, a pesquisa tem contribuído de forma significativa para a minha formação,
possibilitando aprender através de leituras e conhecimento de autores que marcam a minha
caminhada na busca por estratégias pedagógicas que permitirão um trabalho onde aqueles com deficiência e transtornos do espectro autista e de aprendizagem não sejam excluídos das aulas de música, além de possibilitar oferecer a outros profissionais da área, acesso também as atividades mapeadas.
Palavras-chave: Canto Coral; Estratégias Pedagógicas Musicais; Inclusão.