Robson da Silva Cardoso, 2017.
Resumo: Os avanços tecnológicos e a consequente disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) modificaram os processos de criação e transmissão musical tornando acessíveis a um número maior de pessoas o registro e a disseminação de um trabalho musical. Sensível a esta realidade e às suas implicações na Educação Musical, a presente pesquisa visa investigar a utilização das TIC e os recursos tecnológicos disponíveis em aulas de música, ministradas pelos bolsistas nas escolas parceiras do Subprojeto Musicando a Escola, pertencente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O processo metodológico adotado está centrado em uma investigação qualiquantitativa através da análise documental e da aplicação de questionários e entrevistas. A coleta de dados foi desenvolvida em duas etapas: 1) investigação da disponibilidade e utilização das TIC realizada pelos bolsistas do Subprojeto Musicando a Escola; 2) análise de um estudo de caso a partir do uso das TIC pelos bolsistas atuantes no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CIEAC). Como resultados, verificou-se que os recursos tecnológicos mais encontrados nas escolas se relacionam com a exibição de material audiovisual nas intervenções didáticas. Notou-se também um uso intensivo de variados recursos tecnológicos no planejamento das intervenções. Em relação ao caso do CIEAC, destaca-se a utilização das tecnologias como recurso e também conteúdo para a aprendizagem musical e a busca pela participação ativa dos estudantes. Espera-se que essa pesquisa colabore com inserção das tecnologias digitais de forma a auxiliar em um processo efetivo de aprendizagem musical.
Palavras-chave: Educação Musical; PIBID; Tecnologias Digitais.