Simone Gonçalves da Silva, 2018.
Resumo: Essa pesquisa analisa a integração das artes na performance pianística, desenvolvida em uma atividade de extensão na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), intitulada Piano a Quatro Artes. No processo metodológico, o diálogo entre música e outras linguagens, foi realizado a partir da performance de peças para piano a quatro mãos, articuladas com algumas atividades desenvolvidas em cursos de artes (música, teatro, dança e artes visuais) ofertados pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), ao possibilitar que pianistas dialogassem com outras formas de arte, ao criar conexões entre as linguagens envolvidas. Como objetivos buscou-se verificar as contribuições da integração das artes na performance pianística, além de incentivar a prática do piano no âmbito local por meio da execução coletiva, pesquisar repertório de piano a quatro mãos e identificar as habilidades docentes musicais presentes na promoção de performances instrumentais. A pesquisa teve como suporte teórico argumentações de autores que dialogam sobre o tema como Cerqueira (2009), Conhen (2009), Fonterrada (2004), Schafer (2011) e Perrenoud (2001) entre outros. Como resultados nota-se: 1) o diálogo entre as linguagens artísticas envolvidas, reflexo da integração das artes responsável por apresentações artísticas distintas; 2) a interação com a comunidade local, caracterizando a ação extensionista; 4) o desenvolvimento de habilidades musicais e extramusicais na gestão das apresentações; 5) às contribuições da prática a quatro mãos para a formação pianística; 6) o fomento de apresentações locais envolvendo o piano.
Palavras-chave: Integração das Artes, Performance, Piano.